Libertando Ideias: Individualismos

Market Anarchism000

No sábado (21 de Outubro) que passou tivemos um belo bate-papo na Maloca Libertária.

No pontapé inicial foram definidas as existências de pelo menos três tipos de Anarquismos Individualistas: Individualismo Clássico, que nasce lá em meados do Séc. 19, com Josiah Warren. Foi demonstrado como ele e outros anarquistas norte-americanos, naquele século, tiveram uma tendência hegemônica ao individualismo. E como eles tinham entre seus princípios algumas teses razoavelmente parecidas com as de Proudhon, que já teorizava sobre Propriedade e Mercado na Europa.

Logo após foram estabelecidas as diferenças (bem grandes) entre teorias mais modernas como o Anarco-Capitalismo e Anarquismo de Mercado. Os primeiros juntando a base teórica do liberalismo capitalista com a radicalidade anarquista contra a existência do Estado. Os outros com uma visão heterodoxa do anarquismo, com a percepção da necessidade da manutenção da propriedade privada e do livre mercado (mas definido-o com algo parecido com um “fair market“), como eles mesmos se intitulam no livro da figura acima, “contra patrões, desigualdade, corporações e pobreza estrutural“.

Após a explanação, os presentes se posicionaram sobre aquelas ideias, e ficamos mais de duas horas em um ótimo bate-papo.

Anúncios